sexta-feira, 8 de julho de 2011

INFLUÊNCIAS DA PRÁTICA DO KUNG FU NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARENTES

Em qualquer lugar em que andamos podemos constatar a presença de atividades esportivas, de lutas ou arte marcial oferecidas àquela comunidade, seja em escolas, clubes ou academias e o que deparamos é que estas atividades são oferecidas somente como um produto de consumo ou meramente como forma de profissionalizar os praticantes. Através de pesquisa foram identificados os valores das artes marciais, dando um maior destaque na modalidade Kung fu, de que realmente é uma arte marcial completa, bem como é uma arte marcial com aulas práticas significativas para o desenvolvimento das capacidades humanas, e que realmente estes valores possam ajudar o estudante na sua formação de condutas e que possam ser benéficas para a formação do indivíduo bem como para a construção da cidadania, neste contexto surgiu o interesse em estar fazendo um trabalho com a comunidade carente. Em parceria com a Vida & Ação, surgiu à idéia de desenvolver este projeto com o intuito de tentar colaborar com a diminuição dos índices de violência, principalmente com as que envolvem crianças e adolescentes, usando como veiculo para tanto, o esporte Kung fu.
Com as experiências na área de artes marciais, especificamente no Kung Fu, vimos à possibilidade de utilizá-lo como veiculo para grandes mudanças sobre a visão de levar aos alunos praticantes, a entender o real significado através das técnicas, ginásticas, filosofia do Kung Fu, como também o que realmente esta arte milenar pode nos oferecer, tanto para a nossa saúde como para o desenvolvimento psíquico, motor e intelectual; e também para formação do individuo para a construção da cidadania, que sabendo, segundo o dicionário Houaiss, (1988), em que define Sociedade; Meio humano no qual uma pessoa se acha integrada ou Agremiação; associação; Convivência; Relações familiares, e ainda, Socialização; Ato de por em sociedade, extensão das vantagens particulares á sociedade inteira, Desenvolvimento do sentimento coletivo e do espírito de cooperação nos indivíduos associados. Através do entendimento dos profissionais dessas áreas sobre essas definições e pesquisas, poderá trabalhar com as crianças e adolescentes em núcleos, centros comunitários academias ou escolas de forma em que elas possam desenvolver as aulas práticas, o estudo, o aprendizado para o desenvolvimento de suas mentes de forma progressivas e positivas, de uma transformação da realidade para uma sociedade mais passiva e menos agressiva.        
Objetivos
Investigar as atividades desenvolvidas através das aulas da arte marcial Kung fu, com o intuito de aproveitar a prática do mesmo como veículo para a transformação da cidadania, levar a criança e o adolescente a entender os valores de cidadão e cidadania e levá-los a uma objetividade de relação da realidade com o futuro.
Analisar através de pesquisas bibliográficas e experimento, realizado com especialistas do Kung fu, formados em Educação Física, se essa luta pode ser um dos conteúdos para a formação da cidadania e oferecer como prática educativa para as crianças e adolescentes.
Utilizar a prática do Kung fu para a formação de cidadãos equilibrados, educados, respeitosos e saudáveis, com o ideal de adquirir e manter boas condutas em família e na sociedade.           
Os Benefícios das Atividades Físicas e das Aulas de Kung Fu
Amorim (2004) acredita que a prática do Kung Fu influencia no desempenho pessoal do praticante através do desenvolvimento da flexibilidade mental e da coordenação motora, proporciona um ótimo condicionamento físico, saúde, disposição, equilíbrio, autoconfiança e auto-estima que são fundamentais tanto para o sucesso pessoal quanto profissional. O Kung Fu pode fazer com que você se destaque das demais pessoas pela sua postura corporal, pela sua postura mental e pela atitude diferenciada que a filosofia desta Arte Marcial Milenar proporciona  a seus praticantes. Aquele que se propõe a ser um artista marcial tem obrigação para consigo próprio de se aprimorar nas técnicas, buscar a beleza, harmonia, cuidar de sua saúde, desenvolver seu físico e equilibrar sua mente. Deve saber exigir de si próprio uma posição mais adequada de suas ações, imporem uma melhor postura, saber observar e compreender, questionar-se de seus pensamentos, buscar esclarecimento interior de suas dúvidas. Aquele que se propõe a aprender Kung Fu, deve se auto educar. O progresso deve começar pela sua mente abandonando antigos conceitos. Desligar-se de preconceitos. Deve saber ouvir. A auto-análise é indispensável. Deve saber reconhecer seus problemas, suas barreiras, aceitar os desafios e perseguir a vitória. O tempo será seu companheiro, a alegria sua amiga, a determinação sua irmã. Sabemos que as Artes Marciais nos proporcionam muitos benefícios, no entanto qualquer coisa em obsessão pode ser prejudicial, recorremos então a um antigo ditado de Lee, (1993) “Qualquer técnica por mais que seja importante e desejável se converte em uma doença quando a mente se torna obsessiva com ela”.



Professor Celimar

local da atividade.
Rua Benedicto Antonio Filho nº 45 - sob loja Jardim Santa Clara
Campinas - São Paulo
Telefone: 19 3221-6937 begin_of_the_skype_highlighting            19 3221-6937      end_of_the_skype_highlighting / 19 9211-3428 begin_of_the_skype_highlighting            19 9211-3428      end_of_the_skype_highlighting
Contato com Celimar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário